7 de mar. de 2008

Controlando nossos sentimentos

Hoje no meu trabalho as pessoas estavam muito estressadas, gritavam, praguejavam e estavam muito nervosos com algumas situações. Acho que era por causa do calor, todo mundo esta com os miolos fervendo.Algumas situações realmente nos deixam muito bravos a ponto de estragar nosso dia. Mas tem duas coisas que eu lembrei com toda essa situação:

1º) Ninguem pode nos irar ou nos ofender, isso é uma escolha nossa, nós decidimos se vamos ficar ofendidos ou não.

“Quando achamos ou dizemos que fomos ofendidos, em geral isso quer dizer que nos sentimos injuriados, maltratados, desprezados ou desrespeitados. Certamente ocorrem coisas irrefletidas, constrangedoras, censuráveis e mesquinhas em nossas interações com outras pessoas que podem fazer com que nos sintamos ofendidos. Todavia, no fundo é impossível para uma pessoa ofender outra. Na verdade, achar que alguém nos ofendeu é fundamentalmente falso. Ofender-nos é uma escolha que fazemos; não é uma condição infligida ou imposta a nós por alguém ou algo. (...)
Achar que alguém ou algo pode fazer com que nos sintamos ofendidos, zangados ou magoados é um insulto ao nosso arbítrio moral e reduz-nos a meros objetos sujeitos à ação. Contudo, como agentes, todos temos o poder de agir e escolher como nos conduziremos diante de uma situação ofensiva ou aviltante.”
(Bednar, David A., Liahona Nov 2006, p 89)

2º) Podemos controlar nossos sentimentos. Um provérbio do Velho Testamento diz: “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Provérbios 16:32) .Vou deixar a letra de um belo hino para refletirmos sobre o assunto.

Controla teus sentimentos, Oh meu irmão;

Treina tua alma irritada, impulsiva.

Não lhe sufoques a emoção,

Mas deixa que a controle a voz da sabedoria.

Controla teus sentimentos; existe poder

Na mente serena e calma.

A paixão despedaça a torre da razão,

Torna cega a mais clara visão.

Controla teus sentimentos; nunca condenes

Quer amigo ou inimigo,

Mesmo que a maré de acusações

Flua como uma torrente da verdade.

Ouve a defesa antes de julgares,

E um raio de luz brilhará,

Mostrando-te a sujeira que se esconde

Sob a falsa acusação.

Controla teus sentimentos, Oh meu irmão;

Treina tua alma irritada, impulsiva.

Não lhe sufoques a emoção,

Mas deixa que a controle a voz da sabedoria.

(“School Thy Feelings”, Hymns, nº 336)

Essa é uma coisa que todos nós podemos melhorar, quer no ambiente familiar, quer no ambiente profissional ou no ambiente pessoal. A tolerância e a paciência são atributos de Cristo que devemos desenvolver. Somos todos seres imperfeitos buscando crescer e melhorar a cada dia. Todos precisam de um pouco da misericórdia divina e essa misericórdia divina pode chegar a vida das pessoas atravéz de nós.

Meu desejo é que a paciência e o amor façam parte de nossas vidas mais intensamente.

Nenhum comentário: