20 de mar. de 2008

Perseverar na busca

Estava lendo a carta escrita pelo profeta joseph Smith para o Reporter John Wentworth do jornal Chicago Democrat. Essa carta foi a primeira vez que o Profeta escreveu pessoalmente sobre a primeira visão. O que me chamou muito a atenção foi o fato dele mesmo sendo muito jovem (14 anos) ele já refletia sobre seu estado futuro e buscava respostas para suas dúvidas religiosas. Mas o que mais me chamou a atenção nesse relato foi a atitude dele quando percebeu que havia uma grande confusão e diversas opiniões contrarias entre si. Ele não desistiu de sua busca, mostrando real intenção, muito pelo contrario, ele intensificou suas buscas e passou a refletir mais profundamente sobre o assunto.

A maioria das pessoas com quem conversamos dizem que abandonaram a busca de uma religião por causa dessa confusão, por não acreditarem mais que exista a igreja verdadeira. Muitos preferem estudar sozinhos em casa do que ir em uma igreja ver doutrinas erradas serem ensinadas. Muitos “só estão afastados da verdade por não saber onde encontrá-la”.[D&C 123:12]

Joseph Smith foi um exemplo de perseverança é fé, amo-o pelas coisas que ele nos ensinou, sinto-me motivado a mostrar seu testemunho para todas as pessoas para que a esperança e a fé delas possa ser reavivada. E elas saberão que “Existe Deus em Israel”.

“Quando eu tinha por volta de quatorze anos de idade, comecei a refletir sobre a importância de estar preparado para uma condição futura e, ao procurar informar-me sobre o plano de salvação, descobri que havia uma grande discórdia em relação aos sentimentos religiosos; se eu procurasse determinada sociedade, eles me explicariam um plano, ao passo que uma outra me mostraria outro plano; cada qual considerando seu próprio credo a expressão máxima da perfeição. Concluindo que não era possível que todas estivessem certas e que Deus não podia ser o autor de tamanha confusão, decidi investigar o assunto mais plenamente, acreditando que se Deus tivesse uma Igreja, ela não estaria dividida em facções, e que se Ele ensinasse uma sociedade a adorar de certa forma e a ministrar determinado conjunto de cerimônias, certamente não ensinaria a outra sociedade princípios que fossem diametricalmente opostos.

Crendo na palavra de Deus, confiei na declaração de Tiago: ‘Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada’ [Tiago 1:5]. Retirei-me para um local isolado em um bosque e comecei a suplicar ao Senhor em oração. Durante minha fervorosa súplica, minha mente foi arrebatada das coisas a meu redor, e vi-me tomado por uma visão celestial, em que contemplei dois seres gloriosos, que eram exatamente idênticos nas feições e na aparência, cercados por uma luz brilhante, mais clara que a do sol do meio-dia.” (Ensinamentos dos profetas da igreja – Joseph Smith, p461)

Nenhum comentário: